Em formação

Pois bem, a minha viagem até Cabo Verde não se resumiu só a férias. Como já tinha mencionado anteriormente aqui, a minha viagem teve um outro lado. A oportunidade de dar uma Formação de Iniciação às Técnicas de Representação Teatral.

Recebi o convite em maio e consegui organizar-me de forma a arranjar a altura ideal para ir fazer a viagem. Claro que aproveitei a oportunidade também para tirar uns dias de férias e visitar esta ilha que tanto gosto. Foi muito gratificante o convite e a oportunidade de o fazer, por isso a resposta foi logo afirmativa!

O convite surgiu por parte dos responsáveis pela Formação Profissional e pela parte da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal do Sal em Cabo Verde, aos quais agradeço desde já!

A turma era formada por 12 alunos com idades entre os 18 e os 40, e todos eles mostraram um empenho e uma vontade incrível de aprender.

Foram 5 dias muito intensos, em que trabalhámos cerca de 4 horas diárias em exercícios de componente teórico-prática para a formação.
Tivemos uma primeira abordagem a técnicas de palco, de expressão corporal, e ainda treinos de relaxamento e de construção de personagens.

Ao fim ao cabo tratou-se de uma primeira abordagem do que é ser actor numa visão básica e generalista.

Embora falassem português, a base da língua é o criolo, e dei-lhes a liberdade para se expressarem na língua que se sentiam mais confortáveis e eles deram o seu melhor, sem dúvida! Foram espectaculares.

Foi a minha primeira formação fora de Portugal e o feedback não poderia ter sido melhor. De tal forma que já planeámos uma segunda formação para o próximo ano.

Como vos referi acima, tive a oportunidade de ter um grupo de alunos extremamente generosos e carinhosos que se juntaram e me surpreenderam na hora da despedida, perto do aeroporto. Foi um gesto que me ficou marcado e que vou sempre guardar com muito carinho.

Agradeço a cada um deles a oportunidade que me deram e a forma como me enriqueceram.

Deixo-vos algumas fotos e espero que gostem!

Obrigado a todos