A Hora da sesta

Ser pai tem muito que se lhe diga, e continuo a achar que tenho muito jeito!
Não só pela área da pediatria ter sido uma das especialidades que mais gostei, mas também porque gosto das fases que os bebés passam, desde a necessidade de comerem de 3 em 3 horas nos primeiros meses de vida, como o melhor método para aliviar as cólicas, as primeiras papas e até à importância das sestas.

Esta última também serve para mim! Sabe ou não sabe tão bem aquela sesta a seguir ao almoço de vez em quando? Ou quando não descansamos o suficiente durante a noite? Às vezes não há café que nos safe!

Mas a sesta é ainda mais importante para os mais pequenos.

Os bebés até aos 12 meses precisam em média de 12 a 16 horas de sono, incluindo as sestas. Normalmente é a fome que os desperta, mas ainda assim é certo que façam 2 a 3 sestas durante o dia, senão mais!

A sesta é bastante importante para o crescimento e desenvolvimento dos bebés, pois é durante o sono que é libertada a hormona do crescimento, é quando há a renovação das células, a regulação emocional, a qualidade de vida e de saúde e muitos outros factores importantes para um crescimento saudável.

É claro que a necessidade de horas da sesta varia com o crescimento, mas o pediatra é o melhor especialista para vos pôr a para de todas as dúvidas nestas primeiras fases.

Dizem que ao segundo filho tudo acontece com mais naturalidade…. Pudera, pois já levámos com uma boa dose de experiência com o primeiro!

A parte boa disto tudo é que podemos aproveitar sempre as sestas dos bebés para colocarmos também o nosso sono em dia.

Qualquer dia começo a fazer concursos para ver quem adormece primeiro!