E uma viagem à Idade Média

Num dos dias da minha passagem pelo Algarve, decidi visitar a Feira Medieval de Castro Marim e fazer uma viagem à Idade Média. A temperatura estava óptima, a feira estava a acontecer e lá decidi matar a minha curiosidade.

Foi a minha estreia no que diz respeito às feiras medievais. Confesso que sempre deixei as idas às feiras medievais para segundo plano, pois a minha ideia era sempre a mesma: ‘’Vai ser uma confusão!’’
Mas fui agradavelmente surpreendido! Consegui experienciar cada momento como se tivesse vivido na época, até o facto de não haver plástico nem produtos e materiais modernos na feira, permitiram tornar ainda mais real o passeio!

Feira Medieval

Havia gente de todo o lado, estrangeiros, locais e muitos visitantes, que como eu, entraram no espírito e passearam pelas ruas e viram o espetáculo a acontecer a cada passo que dava.

As ruas ficam cheias e animadas com grupos de música e dança, figuras emblemáticas da época como os cavaleiros, os cuspidores de fogo, gaiteiros e tantos outros personagens que trazem à superfície a história da época medieval, muito bem representada, diga-se de passagem! Uma boa parte do público vestiu-se a rigor como mandava a época e entrou no espírito da festa!

Tive ainda a oportunidade de estar presente no banquete medieval, no Castelo, com direito a pratos da época, a uma mesa cheio de iguarias com os cheiros intensos das especiarias que tornavam o ambiente tipicamente medieval. O jantar teve ainda direito a espectáculos com artistas circenses de todo o mundo, com muita música e muita interacção com as pessoas e com o ambiente.

Ainda para os mais consumistas, havia uma variedade de bancas e tendas com mercadoria e produtos artesanais relacionados com a época e ainda tendas para a leitura do tarot, com tatuagens de henna, e tantas outras coisasBasicamente à vontade do freguês e com produtos para todos os gostos!

A área dos comes e bebes não deixa para trás a influência da Idade Média, com copos de barro e o típico pão com chouriço que é sempre bem vindo quando a fome começa a apertar ao início da noite!

Foi um passeio muito giro, a organização e a estrutura estão de parabéns e espero que visitem esta feira ou mesmo outras com a mesma temática.

Se não tiveram a oportunidade de estarem presentes, para o ano haverá mais!